segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Diferentes tipos de Dificuldades

1) Disfalia – É uma dificuldade de compreensão ou expressão.
Encaminhar para a fonoaudiologia.

2) Dislexia – A criança apresenta dificuldades em perceber símbolos gráficos. Esse distúrbio se encontra a nível da função de percepção, memória e análise visual.
A dislexia é uma imaturidade neurológica. Não existe cura, somente uma reeducação.
A criança tem:
Dislexia visual – MEU/ MAU – dificuldade em visualização.
Dislexia auditiva – dificuldade em diferenciar o que está sendo dito

Atividades para a dislexia visual:
Jogos dos 7 erros (facilitar a discriminação visual)
Blocos (seqüência de blocos)
Jogo da mímica; jogo da memória, Simonsen

Atividades para a dislexia auditiva:
A aluna que está de camisa verde , de óculos... (direcionar a percepção visual)
Fui ao zoológico e vi um elefante e um macaco...

Atividades auditivo-visual:
cama – ramo – mula – jóia = caramujo

Na dislexia, a criança precisa que este trabalho seja constante
.


3) Disgrafia – O termo disgrafia é uma dificuldade parcial, porém não possibilita a aprendizagem da escrita.

Ex.:
(inversão completa) Rute → etur
(substituição) irmão → irnao
(dissociação) cinema → ci nema
(omissão) também → tabem
(agregado) Raul → Reaul
(aglutinação) fortes e → fortese
(substituição por rotação) p / q → eixo horizontal
b / d → eixo vertical
p / d → nos dois eixos
Atividades: Caça-palavras, força, palavras cruzadas (tudo que tenha quantidade de letras – trabalhar o visual)
4) Disortografia – É o erro constante de ortografia. É uma impossibilidade de visualizar a forma correta da escrita das palavras.
Ex.: buscar no dicionário ou jogo da zebrinha.

5) Discalculia – A criança apresenta dificuldade de compreender um mecanismo do cálculo e a solução de problemas. Essa disfunção ocorre a nível dos lobos parietrais e ossiptais.

Ajudamos trabalhando o concreto.
Ex.: material dourado, escala de cuisinaire, jogos lógicos.

6) Dislalia – A criança apresenta dificuldade na articulação do fonema.

Existem crianças que nascem com dislalia biológica, que tem que fazer cirurgia, outras têm déficit de atenção.
Ex.: trava-línguas, trabalhar seqüência lógica para ajudar a organizar o pensamento.
Falar batendo palmas (sílabas)
Descrever uma figura
Na dislalia é bom pedir ajuda à fono.

7) Disfemia – (gagueira)

O que pode causar a disfemia?
- questões hereditárias
- no canhoto (quando é forçado a ser destro – causa insegurança, desequilíbrio, erro de lateralidade)
- por imitação
- ambiente tenso (questão emocional)

O que se trabalhar?
- relaxamento
- música
- trabalhar lateralidade (direito / esquerdo)
- repetição (trabalhar a fluência da fala)

8) TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade

O que acontece se a criança tiver o TDA, TDAH?

TDA – não traz problemas ( mais comum em meninas); tem problemas de relacionamento;

TDAH (Clássico) – tem o Déficit, impulsividade, hiperatividade (mais comum em meninos)

TDAH (Combinado) – tem o Déficit, impulsividade, hiperatividade (em alguns casos aparece junto com TODO (transtorno desafiador opositor)


É necessário (quem dá o diagnóstico é o psicólogo, psiquiatra) dar importância porque a criança, de forma geral, sofre, passa a ser perseguida.

O sintoma tem que atender há seis sintomas diferentes.

*** O professor tem que ter um olhar para ajudar a criança a superar a sua dificuldade.


Aula apresentada pela professora Patrícia Lorena Quitério
- Licenciada em Pedagogia
- Bacharel em Psicologia
- Especialista em Psicopedagogia, Docência Superior e Educação e Reeducação Psicomotora
- Mestranda em Educação Especial
no 3° Período de Pedagogia da FABAT/RJ

22 comentários:

Lidia disse...

Oi Dulce,
acredito que o TDA/H não trata-se "com" hiperatividade, mas que seja "e/ou" hiperatividade, daí a barra na sigla, pois como vc mesmo disse, não necessariamente vem acompanhada por hiperatividade.
Outro detalhe é que o neurologista tb pode diagnosticar o TDA/H através de exames, embora o ideal seja vindo de uma equipe, pois em alguns casos, o exame não é satisfatório.
Outro detalhe: Creio que qd vc escreveu "É necessário (...) dá" queria dizer "É necessário (...)DAR".
Seu blog tá show!
Beijões e sucesso!

Tia Dulce Moraes disse...

Querida Lidia, não usei a barra, pois fiz uma separação específica. Como você mencionou, o TDA nãp vem necessariamente acompanhado por hiperatividade. Quanto ao erro na digitação, agradeço e já corrigi. rsrsrsr É que às vezes digito rápido demais rsrsrs.
Obrigada pelo apoio.!!!!!

bruno disse...

tia dulce adorei seu blog gostaria de um contato mais direto pois eu tenho um filho chamado matheus ele e portador de escoliose congenita e ele tem muita dificuldade pra copiar do quadro enfim escrever. mas não tem nada aver com o problema fisico e este saite me ajudou a compriender melhor o meu filho obrigada.

Tia Dulce Moraes disse...

Olá Bruno!
Fico feliz em poder ajudar. Na verdade o que te ajudou foram as indicações de minha professora.
Você deveria procurar um especialista para tntar ajudar seu filho. Muitas vezes, os professores não se dão conta que tem em sua sala, alunos com dificuldades de leitura e escrita e até mesmo chamam-os de moles, preguiçosos ou associam a alguma dificuldade motora.
Se a escola onde seu filho estuda tiver um orientador educacional e/ ou orientador pedagógico seria a pessoal ideal para atendê-lo.
Mas fico a disposição para ajudá-lo. Pode enviar dúvidas, e prometo que vou tentar ajudá-lo.
Um abraço.
Tia Dulce

Anônimo disse...

gostaria de saber se vc tem como me ajudar, estou fazendo monografia sobre dificuldade de aprendizagem, santana_vr@hotmail.com

Aline Cardoso disse...

Olá Dulce,
COnheci seu blog buscando dificuldades na apredizagem. A minha filha tem um blog tb, é portadora de mielomeningocele e tem um bloguinho tb, onde conta sua história! Linkei teu blog lá.
Beijos

Anônimo disse...

Marta.
Oi Dulce,
estava procurando algo sobre dificuldades de aprendizagem e encontrei seu blog.Fiquei muito feliz em saber que além do trabalho de pedagoga,também faz o trabalho do Senhor.Olha, gostaria que, se possível me ajudasse mandando textos sobre a contribuição dos jogos e brincadeiras na educação infantil.

BINHA disse...

BINHA
OI DULCE ACHEI DEU BLOG PROCURANDO DIFILCUDADE DE APRENDIZADO E GOSTEI MUITO, TENHO UMA FILHA DE 8 ANOS Q ESTA TENDO DIFILCILDADE DE APRENDIZADO ELA SABE TODAS AS LETRAS DA PALAVRAS MAS NÃO CONSEGUE JUNTA-LAS DE JEITO NENHUM DEVO PROCURAR ALGUM PROFISSIONAL PRA AJUDA-LA QUAL? BJS

Dulce Moraes disse...

Oi Aline!
Coloca seu blog aí para nós conhecermos.
Bjs!

Dulce Moraes disse...

Marta,
Eu estou fazendo pesquisas sobre o assunto.
Assim que tiver, posto para você.
Bjs!

Anônimo disse...

Oi Dulce....estou com muitos problemas com o meu filho de 8 anos. Está na segunda série...trocava 17 letras do alfabeto. Hoje troca 7. Tem fala infantilizada, dificulfafes para escrever e ler. Muito mais para ler. Faz fono desde os 3 anos. sem muitos resultados. Que pena que voce não mora em São Paulo....Agora a escola dele me obrigou a descobrir a dislexia...mas já fiz exames com o neuro e ele disse que estava normal...mas ele teve problemas qdo nasceu...ficou muito tempo entubado...Quais os profiddionais que eu deveria procurar além de fono, nero e pscopedagogos. Pois os 3 já fazem parte da vida dele. O que, muitas vezes lhe traz grandes stress emocionais....Está muito dificil para mim...Sabe, meu marido tem um pouquinho de probls de diccção que é mais familiar com as palavras que tem pl...ex. pleno ele pronuncia preno ou então troca rapodamente a palavra. Meus filhos mais velhos leram com 5 anos. Nunca tive problemas de aprendizado...mas preciso muito de ajuda. por favor me escreva: msoniatoledo@ig.com.br.
Ele é muito inteligente. Digita e escreve tudo que dito letra por letra...é expert em informática...pesquisas na internet...assimila muito bem as histórias...hiper-observador...ve tudo o que está a sua volta. Bom de matemática...os problema são as matérias teóricas .....Parabens pelo blog...Bjs "Que Deus te ilumine....(Ah ele é um menino de muita fé....)

sonia disse...

minha filha tem 10 anos, ainda tem muitos erros de escrita. Quando eu peço para ler a palavra errada devagar, ela mesmo reconhece o erro.QUANDO ELA ESCREVE UM TEXTO PEQUENO, PRESTANDO ATENÇÃO, ELA ERRA BEM MENOS. Não sei o que fazer. O prefessor disse para leva-la ao fono. Como posso ajuda-la

Cristina pinheiro disse...

Oi Dulce,
Não quero fazer comentário algum,o que preciso mesmo é de forcinha para começar meu artigo sobre 'Dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita".
Dá pra vc me mandar algumas dicas,não sei por onde começar e como fazer. Preciso de ajuda!!!!

Dulce Moraes disse...

Oi Cristina! Me passa seu e-mail que te envio material. Esse artigo é para algum curso?

shimone disse...

oi,Dulce
Gostei das publicações do seu blog gostaria de receber algum material sobre DA e principalmente sobre dislexia.obrigada!
E continue assim
pois seu blog esta realmente um show...
bjus sucesso.

Anônimo disse...

Dulce
sou prefessora de educação infantil e fiquei impressionada com seu curriculo, estou tendo sérias dificuldades na sala e gostaria de trocar umas idéias com você. meu e-mail é: pryssylaKis@hotmail.com
se você tiver um tempinho pra mim vou adorar, obrigada.

Priscila Alves
São Benedito, Ce.

Anônimo disse...

olá bom dia e muito prazer Dulce,bem estou sofrendo um bocado com uma turminha de 6ºano.dificuldades com leitura e escrita e venho sempre q posso a net para tentar sanar o mesmo, e descobri a pouco q vc é uma ótima conselheira e amiga,me de dicas do que posso vir a fazer para resolver
esses problemas.
professor Magno Silva,jijica de jericoacoara-ceará. e-mail:magno.silva2008@hotmail.com
agradecido.

Anônimo disse...

olá bom dia e muito prazer Dulce,bem estou sofrendo um bocado com uma turminha de 6ºano.dificuldades com leitura e escrita e venho sempre q posso a net para tentar sanar o mesmo, e descobri a pouco q vc é uma ótima conselheira e amiga,me de dicas do que posso vir a fazer para resolver
esses problemas.
professor Magno Silva,jijica de jericoacoara-ceará. e-mail:magno.silva2008@hotmail.com
agradecido.

Janete disse...

Oi Dulce quero parabenizar por seu blog ele é ótimo,queria saber mais sobre problema de aprendizado pois minha filha tem 16 anos esta no segundo ano do ensino médio e desde do primário sempre deve o aprendizado lento e tudo que se relacione com matemática e também é muito calada na escola ou com os colegas ela só é mais fante em casa com a família,se puder me ajudar eu agradeço, sou evangélica e tenho dificuldade em encontrar uma picicologa evangélica aqui em minha cidade.

Flávia disse...

A paz Dulce, amei seu blog e gostaria de saber se vc pode me ajudar com algumas informacoes pois estou fazendo um TCC sobre dificuldades de aprendizagem, se possivel entre em contato por email: flavia_oliveira_16@yahoo.com por favor, sua ajuda sera mto util, Q Deus te abencoe, Obrigada! Flávia

Flávia disse...

Olá Dulce, aqui esta meu facebook tbm, se possivel me adicione por favor!
https://m.facebook.com/flavia.oli
veira.399488?_rdr
Que Deus abencoe!

Anônimo disse...

Olã Dulce. Já tenho 32 anos. E tenho um problema smuito ´serio de leitura. Na verdade eu gostaria de compreender realmente o que é isso. Eu não compreendo muita coisa ao ler. Tenho dificuldade em entender o significado das palavras e sofro com isso. Gostaria de saber qual o profissional que tenho que ir para eu poder entender melhor isso e se puder, melhorar a minha leitura. Por favor. Estou precisando. Gosto de estudar, mas a leitura me impede de avançar. Eu gostaria muito de fazer mestrado e tudo, mas minha dificuldade de leitura é algo que me deixa triste. Você pode me ajudar. Se possível, quando você responder essa mensagem me mande um e-mail para welltoncardoso@live.com
Eu quero melhorar, por favor, me ajude.